RPG

PRÁTICA INCORPORADA À FISIOTERAPIA MODERNA

A Reeducação Postural Global (RPG) engloba um programa de tratamentos que utiliza posturas estáticos e ativas que visam à reeducação da musculatura que estabiliza a postura e melhora da conscientização corporal. Distúrbios respiratórios, morfológicos, articulares, esportivos, traumáticos e neurológicos podem ser tratados com a RPG, em fases agudas ou crônicas, com ou sem a manifestação de sintomas.

Mais que tratar a doença, a RPG trata o individuo, evitando retorno do problema após o tratamento. É indicada para todas as faixas etárias.

Na VITAL, consideramos as necessidades individuais de cada paciente, baseados em uma avaliação específica e criteriosa.

Agende sua avaliação.

Reeducação Postural Global ou R.P.G.

é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida na França por Philippe Emmanuel Souchard, a partir do trabalho de Françoise Mézières e de vários anos de estudos e pesquisas em Biomecânica e Física. Consiste em uma técnica de ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corporais, através do estiramento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas, ganho de mobilidade, e assim; o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura. Além disso, produz também a liberação das fáscias e tecido conjuntivo.

O tratamento consiste em reorganização da musculatura profunda, alinhando as estruturas articulares do corpo(cabeça,coluna, quadril e membros), ganho de resistência dos músculos para alguns indivíduos e ganho de amplitude tecidual. O tratamento de R.P.G., é realizado através de posturas combinadas a respiração coordenada, para alinhamento das estruturas e aumento da flexibilidades do corpo e melhor mobilidades das articulações . O R.P.G. tem indicação para indivíduos com lesões de coluna vertebral (hernias, protusões discais), distúrbios de Articulação temporomandibular, alteração de equilíbrio, assim como também desvios posturais (escolioses, cifoses, hiper lordoses) seguidos de dor ou não.

O tempo de tratamento depende da alteração e das características individuais de cada pessoa. É uma técnica que deve ser aplicada de forma individual pelo nível de atenção que exige do profissional e do paciente.

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
- Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
- Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
- Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

O tratamento é feito em geral uma vez por semana, podendo ser necessário, em alguns casos, dois atendimentos semanais (nas escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis, enfim, adaptações).

Agende sua avaliação

Marque seu exame pelo whatsapp

Envie uma mensagem para o número 21 99791-6075 com o nome completo do paciente, exame que deseja realizar e uma foto do pedido médico.

Nossas atendentes retornarão o contato pelo próprio aplicativo, oferecendo os horários disponíveis e terminando o processo de agendamento.